;

Introdução à Modelagem

por David Gordon

O mundo está cheio de seres humanos manifestando uma infinita variedade de comportamentos e habilidades. Essas habilidades humanas são tão diversas como a possibilidade de negociar de maneira eficaz, contar uma piada, criar empatia com os outros, gerir um grande grupo, compor música, escrever um livro, prontamente pagar contas, emocionar-se com uma pintura abstrata, planejar o futuro, aprender com o passado ou acalmar os temores de uma criança. Todo ser humano é um repositório de capacidades nas quais cada um é um perito, ou em nossos termos, um "exemplar" (exemplo).

Existe alguma forma de transferir a capacidade de um exemplar para alguém que precisa e quer essa capacidade? O objetivo da modelagem é nos permitir responder a esta pergunta com um "Sim".

O pressuposto fundamental da modelagem é: a experiência possui estrutura.

Nossas experiências são compostas por vários elementos: comportamento, emoções, padrões de pensamento e crenças ou pressupostos sobre os quais esses padrões se baseiam. Diferenças nas experiências são resultados diretos de diferenças na forma como estes elementos são estruturados. Ou seja, seus comportamentos, sentimentos, pensamentos, crenças e os padrões de interação entre esses elementos combinam-se para dar origem à sua experiência em um determinado momento no tempo. Essa matriz de conteúdo e relações constitui a estrutura da experiência.

É dentro dessas estruturas que encontramos as diferenças que fazem a diferença entre alguém que é competente em uma habilidade e alguém que não é. Na modelagem, "mapeamos" a estrutura subjacente da experiência que torna possível para um “exemplar” manifestar naturalmente a sua habilidade particular. Se nós, ou qualquer outra pessoa, estruturarmos a nossa experiência para coincidir com a do exemplar, esta estrutura irá nos permitir manifestar (em grande proporção) aquela mesma capacidade.

Modelagem, então, é o processo de criação de "mapas" úteis (descrições da estrutura da experiência) de habilidades humanas.

• Esses mapas são úteis porque nos permitem compreender a estrutura experiencial que torna possível para uma pessoa manifestar uma habilidade particular.

• Esses mapas são úteis porque eles podem tornar possível que todos tenham essa experiência ou habilidade, fazendo daquele mapa o seu próprio.

Nossas experiências (Gordon e Dawes) com modelagem da experiência humana começou em meados dos anos 70, quando estávamos envolvidos no desenvolvimento do campo da Programação Neurolinguística ("PNL"). Embora originalmente concebido como um veículo para o estudo da experiência subjetiva, durante as duas últimas décadas, o foco da PNL tem geralmente se desviado para a criação de técnicas para a mudança da experiência. Enquanto um objetivo valioso em seu próprio direito, a orientação técnica implica em não ter a necessidade de compreensão de como a experiência funciona, é simplesmente uma questão da experiência em execução através da "caixa preta" de uma técnica.

Em contraste, o nosso interesse no campo continuou a ser a exploração da estrutura da experiência. Com suas muitas distinções sobre a experiência, os processos de coleta de informação e pressupostos subjacentes, a PNL tem fornecido uma boa base para os nossos atuais esforços com a modelagem. O processo de modelagem que usamos incorpora tanto as distinções clássicas da PNL quanto algumas novas distinções úteis que descobrimos ao longo dos últimos vinte anos em que temos ensinado modelagem.

O processo global de Modelagem envolve as seguintes fases:

1. Identificar exemplares (exemplos) de capacidades ou habilidades para serem modelados.

2. Para cada exemplar, reunir informações a respeito de o que e como ele ou ela está pensando, sentindo, acreditando e fazendo quando se manifesta a capacidade. (A Matriz Experiencial e Modelo de Crença são as ferramentas de organização de Gordon e Dawes usam para obter essas informações).

3. Usar contraste e comparação de exemplos para identificar os padrões estruturais essenciais para cada exemplo.

4. Usar contraste e comparação dos exemplares para identificar os padrões estruturais essenciais para a capacidade como um todo.

5. Testar e refinar o modelo.

Por que um Modelo? A modelagem é uma porta de entrada para o vasto acervo da experiência humana e suas habilidades, proporcionando o acesso a qualquer pessoa disposta a virar a chave. Para o indivíduo que persegue modelagem, isso significa:

• Acesso a uma gama cada vez maior de novas experiências e habilidades.

• Uma crescente capacidade de trazer essas mesmas experiências e habilidades para os outros.

• Uma compreensão mais fina da estrutura subjacente da experiências e comportamentos indesejados para que você saiba exatamente o que mudar em tais experiências e comportamentos.

• Desenvolvimento da flexibilidade na sua experiência e respostas.

• A crescente valorização da beleza a ser encontrada nos padrões da experiência humana.

Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos e amigas

Formação Internacional - Practicioner em Programação Neurolinguística

Nos dias 11 e 12 de março de 2017 terá início a formação internacional de Practitioner em Programação Neurolinguística, oferecido pelo Instituto de Desenvolvimento do Potencial Humano.

O curso será oferecido na cidade de Campinas, SP, em 10 módulos de dois dias, com carga horária total de 200 horas, com encerramento em dezembro de 2017.

O primeiro módulo, Foco - Concentração Dinâmica, ocorrerá nos dias 11 e 12 de março, e poderá ser cursado independentemente dos demais módulos.

A PNL possui um poderoso conjunto de recursos úteis para se comunicar melhor, aprender mais, mudar comportamentos, resolver conflitos, solucionar problemas, criar novas possibilidades, reduzir sintomas e gerenciar a vida no mundo atual, contribuindo significativamente para melhorar a vida de seus praticantes. Isso representa o resgate da autonomia e a conquista de grande liberdade para aquelas pessoas que desejam buscar seus próprios caminhos.

O curso possui certificação internacional pela International Association of NLP Institutes

Profissionais

Viviani Bovo

Viviani BovoPalestrante, Coach, Facilitadora Licenciada pela "Corporate Coach U" para o treinamento com certificação internacional "The Coaching Clinic", estudiosa e pesquisadora de ciências do comportamento, 'Green Belt' em Six Sigma, consteladora, coautora e coeditora do livro MAPAS MENTAIS, ex-profissional e líder de área financeira com experiência de mais de 20 anos em multinacional de grande porte.

Walther Hermann

Walther Hermann Designer de Treinamentos Comportamentais, coach e Treinador de competências mentais e emocionais, palestrante e escritor; mantenedor do portal www.idph.com.br; criador de vários cursos, presenciais e à distância, de desenvolvimento de competências e desbloqueio de aprendizagem (Softwares Humanos); autor e editor dos livros "MAPAS MENTAIS -- Enriquecendo Inteligências" (2005), "HISTÓRIAS QUE LIBERTAM" (2000), "DOMESTICANDO O DRAGÃO - Aprendizagem Acelerada de Línguas Estrangeiras" (1999), "O SALTO DESCONTÍNUO" (1996) e de várias palestras gravadas em vídeo e áudio. Criador do Sistema de Aberto de Aprendizagem de Línguas Estrangeiras (OLeLaS).