;

Novo método ajuda crianças disléxicas

Fonte: Revista Época

Novo método pode ajudar crianças disléxicas a lidar com palavras

Duas pesquisadoras americanas conseguiram criar uma técnica que pode melhorar significativamente o desempenho de crianças disléxicas com somente três semanas de treinamento. Segundo elas o mérito do novo tratamento é levar a criança a compreender e saber associar o que os especialistas chamam de "as três formas da palavra": som, significado e ortografia.

"A maioria das pessoas pensa que palavras são apenas palavras, mas o cérebro humano usa três circuitos neurais para codificar as palavras em suas três formas", contou em um comunicado, a professora de psicologia da educação Virgina Berninger, que dirige o Centro de Deficiências de Aprendizado, da Universidade de Washington.

Em conjunto com Elizabeth Aylward, outra pesquisadora, ela utilizou o método em dez crianças disléxicas e comparou a atividade do cérebro delas com a de crianças sem problemas de leitura, escrita ou para soletrar.

"O ensinamento que deu aos cérebros dos disléxicos o empurrão foi único em no fato de ter tornado explícito todo aspecto da leitura das palavras. Atraiu a atenção deles para a forma sonora, para a forma do significado e para a forma escrita das palavras e mostrou como relacioná-las", contou Berninger.

Muitos educadores ainda debatem sobre métodos baseados nos fonemas ou nos significados, contudo, a dupla de pesquisadoras acredita que explicitar as três formas e relacioná-las é eficaz.

Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos e amigas

Formação Internacional - Practicioner em Programação Neurolinguística

Nos dias 11 e 12 de março de 2017 terá início a formação internacional de Practitioner em Programação Neurolinguística, oferecido pelo Instituto de Desenvolvimento do Potencial Humano.

O curso será oferecido na cidade de Campinas, SP, em 10 módulos de dois dias, com carga horária total de 200 horas, com encerramento em dezembro de 2017.

O primeiro módulo, Foco - Concentração Dinâmica, ocorrerá nos dias 11 e 12 de março, e poderá ser cursado independentemente dos demais módulos.

A PNL possui um poderoso conjunto de recursos úteis para se comunicar melhor, aprender mais, mudar comportamentos, resolver conflitos, solucionar problemas, criar novas possibilidades, reduzir sintomas e gerenciar a vida no mundo atual, contribuindo significativamente para melhorar a vida de seus praticantes. Isso representa o resgate da autonomia e a conquista de grande liberdade para aquelas pessoas que desejam buscar seus próprios caminhos.

O curso possui certificação internacional pela International Association of NLP Institutes

Profissionais

Viviani Bovo

Viviani BovoPalestrante, Coach, Facilitadora Licenciada pela "Corporate Coach U" para o treinamento com certificação internacional "The Coaching Clinic", estudiosa e pesquisadora de ciências do comportamento, 'Green Belt' em Six Sigma, consteladora, coautora e coeditora do livro MAPAS MENTAIS, ex-profissional e líder de área financeira com experiência de mais de 20 anos em multinacional de grande porte.

Walther Hermann

Walther Hermann Designer de Treinamentos Comportamentais, coach e Treinador de competências mentais e emocionais, palestrante e escritor; mantenedor do portal www.idph.com.br; criador de vários cursos, presenciais e à distância, de desenvolvimento de competências e desbloqueio de aprendizagem (Softwares Humanos); autor e editor dos livros "MAPAS MENTAIS -- Enriquecendo Inteligências" (2005), "HISTÓRIAS QUE LIBERTAM" (2000), "DOMESTICANDO O DRAGÃO - Aprendizagem Acelerada de Línguas Estrangeiras" (1999), "O SALTO DESCONTÍNUO" (1996) e de várias palestras gravadas em vídeo e áudio. Criador do Sistema de Aberto de Aprendizagem de Línguas Estrangeiras (OLeLaS).